
.jpg)
%20%20%20(4).jpeg)
"Uma obra que investiga as relações entre corpo, matéria, memória e território, ou entre Arte e Vida."
PRÊMIOS
- PRÊMIO FUNARTE DE ESTÍMULO AO CIRCO 2021 com o projeto “Devaneios – residência artística de investigação circense e circulação”, que resultou na obra Por Um Fio.
- FUNARTE RETOMADA 2023 - CIRCO com o projeto “Revelando os Fios de uma Dramaturgia Circense: residência artística em desmontagem e instalação”, revisitação a obra Palestra-Performance Por Um Fio.
Na Palestra-Performance Por um Fio, o artista paraibano Diocélio Barbosa apresenta uma obra autobiográfica e documental desenvolvida entre 2020 e 2024, durante residências artísticas no Brasil, Chile e França. Criado a partir da prática de site-specific, o espetáculo elege espaços não convencionais como ponto de partida para investigar relações entre corpo, matéria, memória e território.
A performance original, interativa, foi concebida no quintal da casa do artista com base em suas memórias e documentos pessoais e familiares durante a pandemia de Covid-19. Conta com depoimentos e apoio audiovisual, com destaque à voz em off da mãe do artista, Maria da Penha Barbosa, conferindo à cena uma camada de afeto e autenticidade.
A obra é um convite a pisar na terra, colher memórias, cavar documentos, colher frutas e se pendurar em uma ação de trançar, tramar, costurar, alinhavar, tecer, coser, remendar, unir, juntar, ligar, fiar imaginários.
A dramaturgia contou com a colaboração de artistas como Janaina Leite, João Sanches e Maria Carolina Vasconcelos; a interlocução corpográfica com Elisabete Finger, Alexandre Américo, Maira Aggio e Ana Marques e a preparação técnica em corda lisa com Felipe Nicking e Alex Ayala. A pesquisa que deu origem a palestra-performance integra o doutorado de Diocélio Barbosa em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia.
FICHA TÉCNICA:
Encenação, dramaturgia e performance: Diocélio Barbosa
Participação especial: Maria da Penha Barbosa
Provocação dramatúrgica: Janaina Leite e João Sanches
Dramaturgismo e colaboração dramatúrgica: Maria Carolina Vasconcelos Oliveira
Provocação cênica: Janaina Leite, Duílio Cunha e Renato Rocha
Interlocução corpográfica: Elisabete Finger, Alexandre Américo, Maira Aggio e Ana Marques
Preparação técnica em corda lisa: Felipe Nicking e Alex Ayala
Coordenação técnica: Jonathan Silva
Desenho de luz: Marcus Lobo e Diocélio Barbosa
Operação de luz: Marcus Lobo e Marinalva Rodrigues
Voz off e confecção de figurino: Maria da Penha Barbosa
Figurino, materialidades e paisagem sonora: Diocélio Barbosa
Registro fotográfico e videográfico: Bruno Vinelli e Ronildo Nóbrega
Programação visual: Silvio Sá e Ronildo Nóbrega
Parceria: PPGAC-UFBA / PPGCOM-UFRB
Produção: Suelen Garcez e Arlequino Produções Artísticas
Realização: Trupe Arlequin de Circo Teatro

TRAJETÓRIA
A Palestra-Performance estreou em agosto de 2022 na cidade de Fortaleza (CE), e desde então, vem se apresentando em festivais, eventos artísticos e acadêmicos
em Salvador (BA), Recife (PE), São Luís (MA), Goiânia (GO), Belém (PA), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Areia (PB).
EM BREVE: Apresentações na MOSTRA NACIONAL DE TEATRO UNIVERSITÁRIO - TUSP e no CIRCOS – FESTIVAL INTERNACIONAL SESC DE CIRCO ambos eventos na cidade de São Paulo (SP)
A pesquisa já foi apresentada nas cidades de Paris e Rosny-sous-Bois (França) e na UNICAMP – Campinas (SP).












